1/28

Em seus livros e palestras ensina de forma encorajadora e fácil de entender

Segundo o Grupo The Economist, é um dos mais respeitados economistas brasileiros, referência em 200+ matérias publicadas.

  • Wix Facebook page

                                                              Um pouco sobre os livros

​

 Imóveis: Seu guia para fazer da compra e venda um grande negócio (Editora Saraiva)

   Você precisa saber o máximo sobre imóveis para realizar um bom investimento. A falta experiência prática pode ser corrigida com as técnicas do Livro, que garantirão uma compra acertada e segura. Entenda a melhor forma de escolher o modo de pagamento e até declarar de imposto de renda.

  A obra originou convites de palestras e também despertou as editoras para a minha vontade de escrever.

Fundos de Investimento (Editora Campus)

    Bons investimentos são feitos por quem domina três palavras: onde, como e quando. Elas são base para escolhas que garantirão o seu futuro. Aí vem a decisão, o que é melhor: poupança, CDB ou fundos ? Opa! Estes parecem complicados para escolher porque oferecem mais opções, riscos e, claro, mais dúvidas. O ser humano normal (não estou falando dos economistas, como eu!) prefere tomar as decisões mais simples. O que passa é: se obtenho um retorno interessante num CDB ou na poupança, por que perder tempo entendendo de fundos? Mas é justamente aí que pode estar a grande sacada. Se dão trabalho para ser entendidos, fundos também possibilitam oportunidades de ganhos diferenciados. Este livro ensina a investir sem erros, desmistificando o tema.

    Acredite é fácil!

 
 

 

Eventos organizados e sua relação com os livros
        Uma das maneiras mais interessantes (e divertidas!) de entender um assunto é  organizar um evento em torno do tema. O curioso é mostrar como livros surgiram desta experiencia: Relacionamento Bancário (Ed. Saraiva) e o Securitização (Ed. Saint Paul).
          Organizei uma palestra com o Fernando Blanco, resultando neste pequeno material que ilumina a questão dos juros na visão de quem respira esse mercado há 3 décadas (estou falando do Fernando, não de mim!). Na sequência, com o Carlos Rocca, avaliamos o impacto da crise financeira. Até discuti o uso de derivativo, com visões da academia, empresa e banco, que gerou convite para evento similar. Organizei outros 30 eventos, para poupar as pausas relatarei só dois.
       No auge do desespero financeiro por conta da crise, juntei
 experientes executivos da IBM, Suzano, SERASA, dentre outras (acompanhe aqui ). 
Minha fala de abertura foi "inspirada" (economista inspirado??!), como você, provavelmente, teve preguiça de clicar no link anterior, copio abaixo o trecho...

"Após uma guerra ou catástrofe natural, é  normal que se faça um balanço das consequências. Com  uma crise financeira das proporções atuais, não é muito  diferente. O fato é que a crise e seus efeitos diretos, como  a disparada da volatilidade do dólar, a retração econômica e a escassez de crédito, atingiram as companhias brasileiras"

  O evento foi um sucesso, e gerou a expectativa para um segundo evento anual. A crise já não incomodava tanto, assim, pensamos: por que não mostrar como que a securitização (um tema econômico e financeiro) dialoga com uma empresa (um tema aplicado)? Para essa discussão, levamos a Petrobras para mostrar sua influência e responsabilidade com os seus milhares de fornecedores. Fizemos o evento no hotel Unique, recomendo muito a leitura do material.
  UFA! O interessante dessa história é que ao final me senti preparado intelectualmente para escrever os dois livros (ao lado).

100 dúvidas de carreira para profissionais de finanças (Ed. Saint Paul)

A grande sacada do livro de carreira é ajudar em decisões profissionais acertadas

    Quem nunca perguntou o porquê dos grandes líderes conseguirem evoluir na carreira? Essa dúvida se transformou numa empolgante investigação... Apelei para uma conversa franca para entender o que fez um profissional se tornar um grande diretor.

   Foi essencial o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), onde montamos seminários para discutir carreira com executivos experientes. Nos debates animados, surgiram perguntas desde o que faz um controller ou um auditor, até assunto particulares (como lidar com o casamento e a carreira). O Livro de Carreira resultou deste trabalho!  Momentos marcantes em

2010 - seminário do Hyatt   2008 -palestra magna na feira de recrutamento da USP e Mack  

2009 - jantar no Bar des Arts     Leia artigo onde apresento o futuro da profissão

Regulação e Autorregulação - explicado em seu prefácio

 Tive o prazer de conhecer Luiz Calado quando voltei ao Brasil em 2006, apos seis anos nos EUA. Na perspectiva profissional, revelou-se uma grata surpresa conhecer o seu trabalho prático à frente da área de autorregulação, a partir da sua experiência anterior em importantes instituições fina​​nceiras nacionais e multinacionais, como o Banco do Brasil e o Citibank. Do seu legado prático e da sua veia acadêmica, resultou a presente obra.
(...) o Livro de Luiz Calado cumpre papel fundamental ao auxiliar o trabalho de divulgação da regulação do sistema financeiro no Brasil, sem a qual nosso sistema financeiro não seria tão pujante e sofisticado. Nesta obra também há uso consciente das estatísticas da regulação e dos dados de pesquisa, os quais contribuirão para o aprofundamento do debate sobre o tema. (por José Doherty)

Sobre
​  Sempre que a apertada agenda permite, palestro e dou entrevistas. Eu sou um economista, cujo papel é prever para quanto vai o dólar, ou se os juros e o preço dos imóveis vão subir ou cair. Estou sendo irônico! Não acho que este seja o papel dos economistas.
   Há mais de dez anos dedico-me a entender o funcionamento do Mercado, construi regras para os Bancos e fui um dos seus xerifes. Contribui para o maior programa de educação profissional em finanças do Brasil. Mas, sentia que faltava cumprir uma atividade fundamental: ajudar a sociedade a entender economia e se preparar à avassaladora mudança com países quebrando e previdência ruindo. E, sobretudo, explicar como isso tudo afeta cada um de nós, na prática...

   Desde então escrevo, atraído pelo diálogo e pela chance de ajudar a tomar uma decisão certa. 

Santos e São Paulo

  Nasci em Santos e era curioso sobre dinâmica de preços no mercado de imóveis (algo normal quando se tem 10 anos, não?), numa cidade cuja geografia limitava a oferta de moradia. Ficava intrigado com os preços subindo e descendo.

    Anos depois, nos bancos d​a USP, escrevi um dos primeiros trabalhos sobre economia do comportamento humano. Achava que minhas dúvidas sobre preço de imóveis e investimentos em fundos deveriam ser comuns a outros. Desde então escrevo, atraído pela possibilidade de diálogo e pela chance de ajudar a tomada de uma decisão consciente.

   Sou aficcionado por tecnologia: fonte de inspiração para minha linguagem e palestras.

FOTOS

 

Prefácio do livro Regulação do Mercado

Gostaria de me atentar mais para esta figura, este jovem, que deve ser considerado um exemplo para sua geração, não somente pela sua dedicação acadêmica, mas também pelo seu trabalho gerencial, visto pelos seus impressionantes resultados à frente da área de Certificação, que assumiu em 2005. Então com 20 mil profissionais certificados, tornou-se a maior certificação de pessoas do Brasil, atingindo um número de profissionais certificados acima de 300 mil, superior a renomadas certificações internacionais (CFA e CFP).
Luiz Calado também tem feito a sua parte e, no Brasil, seu talento já foi reconhecido com os diversos prêmios que ele já recebeu.
Além disso, seus trabalhos já extrapolaram há algum tempo as fronteiras brasileiras, tornando-o reconhecido também em outros países, ao participar de importantes congressos acadêmicos na América Latina e Europa, onde sua presença começa a ser requisitada com mais frequência. Tem ainda publicado seus artigos na mídia convencional, em importantes veículos de comunicação, jornais e revistas, no Brasil e no Exterior, como forma de disseminar seus conhecimentos também para o público não acadêmico. Sua necessidade por interagir internacionalmente se reflete, ainda, na escolha da universidade onde em breve se doutorará  Universität Bonn  na Alemanha, uma das escolas mais tradicionais e renomadas do mundo.
José Carlos Doherty é Superintendente Executivo da Anbima

​Prefácio do livro de fundos de investimento
Conheci Luiz Calado há onze anos, á época aluno de graduação da USP e responsável pelo desenvolvimento do site do Laboratório de Finanças da USP. Luiz Calado vem desenvolvendo sua carreira de forma brilhante e destacada, dedicando- se a sua atuação como executivo e mantendo um importante elo com a academia.
Ricardo Humberto Rocha é Doutor em Administração pela USP
      

 Organizei, palestrei e mediei diversos eventos sobre Finanças. Recebi o prêmio Rio Nogueira pela produção acadêmica, que inclui mais de 100 produções científicas desenvolvidas, incluindo: diversas publicações no Brasil e exterior, 20 livros, 16 trabalhos acadêmicos orientados e participação em 53 bancas de comissões julgadoras. Fui membro do comitê das mais renomadas premiações em finanças, como os concursos da CVM, BMF&Bovespa, ABRASCA, APIMEC e IBEF.

 Doutor e mestre em Administração, com diploma de Economista pela USP. Professor do mestrado profissional da Faculdade ALFA e Diretor da BRAiN.​

 
 
 
 

DEPOIMENTOS

 

Fábio Barbosa - Presidente Abril: "Ele vem ajudar - e muito - neste movimento de trazer luz para a relação entre bancos e consumidores. É muito bem vindo."                                                                              

Wilson Levorato - Diretor Geral Febraban: "Sua atuação profissional transformou o mercado financeiro e de capitais no Brasil, ao introduzir novas formas de disseminar os seus conceitos de educação dos investidores" 

 

Abram Szajman - Presidente Fecomercio: "um manual para o sucesso da parceria bancos e empresas"

 

Marcelo Giufrida - Presidente Anbima: "Luiz utiliza sua experiência para construir um texto completo e de fácil leitura. E ele fala de cátedra: por vários anos parte equipe de educação da Anbima"

 

Juliana Garçon - Revista Exame: "Luiz  Roberto Calado, é um brilhante educador. Ilumina o caminho para atuais e futuros investidores". 

 

Lucy Souza - Presidente APIMEC: "Produz excelente material para qualificação profissional. Calado tem se afirmado como autor de textos, aliando sua experiência prática à boa formação"

 

André Souza - Sócio Ernst Young: "Sua obra revela a visão racional e essencial para investimento. É leitura obrigatória"

 

João Roberto Teixeira - Presidente Banco Votorantim: "fala tudo que você precisa saber para escolher o tipo de investimento mais adequado às suas necessidades"  

 

José Rogério Luiz - VP NETSHOES: " Transforma a complexa linguagem dos investimentos em uma lição simples de construção de futuro"

 

Luiz Maia - Diretor Brookfiled: "Espero que o Calado a continuar produzindo pontes sólidas entre o mundo acadêmico e a realidade do dia-a-dia."   

 

Syllas Ramos, CFP: "Luiz Calado é um dos maiores icones na história da educação financeira no Brasil. Nos brinda com um trabalho profundo e esclarecedor"   

CONTATOS

 

PUC

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page