Dicas para análise de caso

Prof de Luiz Roberto calado

 

Casos são oportunidades de usar conhecimento e intuição para gerar novos conhecimentos. Não há um modo certo de responder o caso, ou de chegar as suas conclusões. Abaixo algumas sugestões que podem ajudá-los na tarefa

  1. Leia o caso do início ao fim de uma só vez, sem parar para sublinhar ou anotar. Esta sua primeira lida dará uma visão geral.

  2. Leia novamente e identifique as questões fundamentais do caso. Sublinhe e rabisque. Tente anotar as idéias principais, as decisões fundamentais e algumas possíveis relações de causa e consequência.

  3. Você não precisa ficar restrito as informações dispostas no case. Fique a vontade para pesquisar outras fontes. Permita-se pesquisar mas estabeleça um limite de até uma hora, assim ,você se força a ter eficiência.

  4. O que, na sua visão, poderia ter sido feito diferentemente. Para sua ajuda, pense estruturalmente da seguinte forma

    1. Fatos

    2. Posicionamento do tomador de decisão do caso (critérios utilizados)

    3. Argumentos a favor e contra a tomada de decisão 

    4. Sua posição. (Se quiser, pense em hipóteses)

 

Não há respostas erradas. Mas eh importante ter argumentos críveis e evidências para o seu posicionamento. Sinta-se na pele do tomador de decisão, a maior dificuldade é ter uma hipótese correta, e não ter as evidências certas. Se as evidências estiverem sugerindo que sua hipótese está errada, altere a . 

 

Processo mais estruturado - passo a passo para entender e responder as perguntas do caso

 

Dívida em 4 etapas: 1. Situação 2. Questões 3. Hipóteses 4. Ações

 

  1. Situação - 5 minutos

          O mais difícil é o começo. Você ainda não tem o conhecimento suficiente para formar uma hipótese. A pergunta que você deve fazer é qual a situação? Qual é o problema que o case está mostrando?

          Geralmente a combinação da primeira e última seção do caso respondem esta pergunta. Os casos geralmente apresentam uma situação de conflito entre grupos. O caso apresenta várias dicas sobre qual é a situação problema. Sinalize as, isso ajudará nas próximas etapas.

2. Questões 15 minutos

           Entendendo a situação, você poderá fazer as questões pertinentes, basicamente em torno do tema "o que eu preciso saber sobre este tema?"

Estou tentando descrever as razões de um sucesso, fracasso ou algo mais ambíguo? Quem é o responsável pelo problema? Vejo alguma fraqueza ou fraqueza ? Qual foi o critério para a tomada de decisão? Quem ou o que está sendo avaliado?

 

3. Hipóteses 25 minutos

            Armado com uma lista do que você quer saber sobre a situação, e um mapa mental do conteúdo, você está pronto para esta questão : qual é a minha hipótese?  A hipótese é algo que você deseja provar.

            As informações em tabelas e gráficos podem ajudá-lo a encontrar o que motivou a tomada de decisão.

4. Ações 25 minutos

            Revise os critérios, você nota algo especialmente forte ou fraco? Sinalize.

               Seja criterioso com as ações que julga adequadas. Esteja preparado para defender seu diagnóstico e os caminhos que pretende seguir

                   Se o case tem muita informação quantitativa, é esperado que você faça uso de parte dela. Caso tenha dificuldade, pesquise fontes alternativas que possam Agregar as informações do case.

                        Reavalie se você ainda precisa de mais alguma informação.volte ao caso com objetivo único de perceber se alguma informação foi deixada de lado

                            Como você implementaria a decisão que está recomendando? Quais ações seu diagnóstico sugere tomar?

                                 Quais são as fraquezas das suas hipóteses?

 

Exemplo. Vamos supor que vc está construindo um argumento de decisão e um critério eh cortar custos. Você deve anotar as tabelas e gráficos que provam que sua ação ajudará a diminuir custos. Você pode ter um daqueles momentos gratificastes onde todas aquelas tabelas e dados passam a fazer algum sentido!

 

Dicas

  1. Ponha limite de tempo para se dedicar ao caso. Isso o força a selecionar bem a leitura adicional.

  2. Pense sobre quais seriam as melhores ferramentas da administração para tratar o tema do case. 

  3. Considere que algumas das características do problema sugerem as causas

  4. Pense no diagnóstico do problema olhando a informação do case sob a ótica da causa que você está mais certo.

  5. Em case com protagonista, considere que lelê pode ser a causa do problema

  6. Admita que os números usados no caso estão sempre certos, mas fique a vontade para questionar porque eles foram usados de uma determinada maneira para a tomada de decisão.

 

Outros...

Estudantes e professores num estudo de caso são como um time. Para performance bem todos temos que contribuir. Um time com jogadores que não querem participar ativamente do jogo fica muito desfalcado. Do mesmo modo que um time com um jogador que toma para si todas as jogadas. O técnico pode guiar e apoiar o time, mas não pode chutar para o gol.

Evite ler o que escreveu. Prefira ser guiado por palavras sublinhadas da sua resposta. A fala fica mais natural e objetiva.

Escutar é participar (se vc usar a fala dos outros em seu discurso). Tente fazer isso, ajudando a dar uma boa dinâmica para a discussão.